- Ciência
Você já deve ter ouvido pais de crianças pequenas comentando que gostariam de saber como desligá-las da tomada, por não acompanharem o pique que elas têm. A verdade é que, no início da vida, nós estamos repletos de vitalidade, ávidos por descobrir o mundo, e “funcionamos em voltagem 220”, como dizem por aí.
Só que, no caso das crianças - e de todos nós -, não há tomada nenhuma nos fornecendo energia: temos nossas próprias bateriazinhas e precisamos do combustível bioquímico que elas fornecem para funcionar, já que, mesmo que você esteja completamente imóvel, seu corpo é percorrido continuamente por fluxos energéticos para que cada órgão possa fazer seu trabalho.
E não pára nisso, cada célula é um micromundo, fervilhando de atividades - todas realizadas a partir dessa “gasolina” que é produzida em seu interior, permite a eficiência de suas funções e está sempre precisando ser reposta.
Se em repouso já é assim, imagine então na época do Carnaval, quando resolvemos dançar e cantar como se não houvesse amanhã e turbinamos a folia com comes e bebes nada recomendáveis, gerando ainda mais demanda energética ao organismo, inclusive para que ele se livre das toxinas a mais.
Estar sempre bem abastecido energeticamente - e dar conta das demandas extras que surgem em períodos como este - só é possível porque temos um mecanismo de produção de bloquinhos de energia, que ficam disponíveis para usarmos no que for necessário. São as moléculas de ATP, ou adenosina trifosfato, principal reserva energética química do metabolismo dos seres vivos.
De maneira simplificada, podemos dizer que, dentro de cada célula, existem estruturas específicas, responsáveis pela chamada respiração celular, ou seja, por converter o que nosso organismo absorve, através dos processos de respiração e nutrição, em um combustível apropriado para ser usado em todas as tarefas necessárias.
Essas pequenas baterias celulares são chamadas de mitocôndrias e a saúde delas está diretamente ligada ao funcionamento otimizado do seu metabolismo e à sua disposição em fazer atividades físicas e mentais.
Como mencionamos, crianças parecem ter energia sobrando, não é? De fato, no organismo delas, as mitocôndrias estão em pleno vigor, o que permite que meninos e meninas corram, gritem, pulem e façam todas as estrepulias que uma infância saudável comporta - seja ou não seja Carnaval. Mas, no caso dos adultos, não é bem assim.
Fora da tomada
Sabe aquela falta de disposição para ir ao treino? E aquela dificuldade em fazer um raciocínio mais complexo durante uma atividade no trabalho? Pois é, a falta de energia costuma atacar sem dó o nosso cotidiano e é comum não sabermos como nos reabastecer dar conta do que precisamos ou desejamos fazer.
Hoje, devido às rotinas estafantes e ao distanciamento da natureza, nós estamos sujeitos a nos alimentar mal, a respirar um ar poluído, a não dormir de forma adequada e a entrar em contato com substâncias que não existiam antes da industrialização - e que ainda nem sabemos direito como agem em nosso organismo.
A quantidade de pessoas fatigadas no mundo vem aumentando e aquele cansaço que não passa ou aquele sistema do seu corpo que não está funcionando bem, mesmo sem que os exames apontem um motivo, estão associados a um estilo de vida que faz com que suas mitocôndrias não estejam saudáveis e não produzam a energia suficiente para que você tenha vitalidade.
Além disso, os conhecimentos atuais apontam para a existência de um processo de perda da qualidade da função mitocondrial com o passar da idade. Ao envelhecer, nosso mecanismo de reparação das mitocôndrias já existentes e de produção de novas mitocôndrias tem seu ritmo reduzido.
Com uma quantidade menor delas em cada célula, diminui nossa capacidade de gerar energia, um processo que é agravado ao adotarmos estilos de vida que não são saudáveis e sermos vítimas de deficiências nutricionais, toxinas ambientais e estresse.
O problema pode virar uma bola de neve porque uma das formas de elevar a saúde mitocondrial é justamente a prática de exercícios. Então, quanto mais esgotado e sem ânimo para treinar você está, achando que é melhor dar um tempo antes de seguir na ativa, mais você vai atrapalhar a recuperação da capacidade que suas mitocôndrias têm de gerar a energia que você precisa.
Como a falta de disposição para se exercitar costuma se unir à falta de tempo livre, fica fácil perceber porque, ultimamente, as pessoas têm ganhado peso e colecionado doenças crônicas - relacionadas, através de inúmeras evidências, ao aumento dos processos inflamatórios e dos níveis de toxinas no organismo.
Mas é hora de sacudir essa poeira, voltar a ter vigor e aproveitar integralmente os dias de folia, sem desabar na quarta-feira de cinzas. Para isso, existem alguns “ingredientes secretos” que a ciência vem comprovando que são realmente poderosos para a saúde das nossas bateriazinhas celulares.
Bloco das vitaminas
Conhece aquele papo de mãe, que tenta convencer o filho a comer vegetais porque eles têm vitaminas e dão energia para crescer e brincar? É bem verdadeiro e a carência vitamínica e a fadiga andam de mãos dadas.
Alguns dos elementos fundamentais para a produção de ATPs são justamente as vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B. Elas são conhecidas como coenzimas energéticas e fazem parte da formação de componentes essenciais para a produção de energia. A vitamina B1 forma a TPP, a B2 forma o FAD e a B3 forma o NAD, transportadores de elétrons que permitem que as mitocôndrias façam a síntese de ATP.
Além disso, todas as vitaminas do complexo B têm papel primordial na primeira etapa de detoxificação, ao ativar enzimas que modificam substâncias estranhas encontradas em nosso interior, para que sejam absorvidas ou eliminadas e não prejudiquem o organismo.
É comum a deficiência desse grupo de vitaminas se associar ao desânimo e até à depressão, outro problema que explodiu nos nossos tempos. Dietas de baixa qualidade nutricional e dificuldades de absorção podem fazer com que a alimentação não forneça o necessário, e a suplementação seja recomendada para turbinar o metabolismo celular, elevando a energia.
Uma maneira mais eficiente de obter as doses de que precisamos é por meio da Soroterapia. Ao levar os nutrientes diretamente à corrente sanguínea, ela evita que eles se percam no longo percurso digestivo, fazendo com que sejam aproveitados integralmente e as células possam reforçar a produção energética e a detoxificação.
Mas não são só as vitaminas que fazem bonito no Carnaval celular. Outros blocos, como os dos aminoácidos, também fazem a diferença para que você curta a folia e se proteja contra a chuva de toxinas que costuma rolar nessa época de agitação.
Sem cinzas na quarta-feira
Manter a energia no dia a dia já é desafiador. Você provavelmente sabe o que é estar no meio da semana e se espantar como ainda falta tanto tempo para o fim de semana, quando poderá descansar.
Então, vem o Carnaval, você até reúne forças para encarar os dias de festa, mas, na quarta-feira de cinzas, sente-se atropelado por um caminhão e voltar ao trabalho parece impossível. Chega desse velho enredo, é hora de inovar na avenida!
Para manter sua energia em alta e eliminar o que intoxica seu organismo, é possível contar com mais dois “ingredientes secretos”, que também podem entrar em um Soro Detox. Um deles é a taurina, aminoácido que atua em vários sistemas corporais, protege as células do estresse oxidativo e estimula a produção de ATP, nossa gasolina celular.
Também tem ação fundamental para a solubilização da bile, fazendo com que os resíduos produzidos no fígado sejam eliminados através da vesícula biliar e do intestino, sendo liberados nas fezes. Assim, estimula a detoxificação e ajuda a minimizar cálculos na vesícula.
Há pesquisas que a relacionam com a longevidade. Uma delas, envolvendo 12.000 pessoas acima de 60 anos, revelou que as que possuíam maiores níveis de taurina apresentavam menores níveis de inflamação, obesidade, diabetes e hipertensão. Outro estudo constatou que pode aumentar em 12% a longevidade de animais.
Ela é muito consumida em energéticos, mas você deve ter cuidado com esse tipo de bebida, que contém muita cafeína e açúcar, pois a FDA - agência reguladora dos EUA - constatou o aumento de internações por abuso de seu consumo, com convulsões e arritimias cardíacas. E jamais misture bebidas energéticas com álcool, pois elas podem mascarar o nível de intoxicação.
Então, vale muito investir na Soroterapia, se quiser uma fonte segura e eficiente desse aminoácido tão poderoso.
Para completar nosso samba-enredo, vale mencionar outro aminoácido imprescindível, o NAC ou N-acetilcisteína. Ele é fundamental para formar duas enzimas que limpam e protegem o fígado. A primeira é a glutationa, potente antioxidante, que atua na chamada fase 2 do Detox, por favorecer a eliminação final de substâncias tóxicas.
A segunda enzima é a metalloproteinase, essencial para eliminar metais pesados do organismo - um desafio crescente frente ao nível de exposição a essas substâncias a que estamos sujeitos.
Ao suplementar seu corpo com esse conjunto afinado de vitaminas e aminoácidos, através da Soroterapia, é possível não apenas se preparar para esbanjar energia na avenida. Você ainda ajudará seu organismo a lidar com as bebidas e alimentos típicos do período, para que a temporada de folia não se encerre com a inflamação sendo a grande campeã dos desfiles.
Seja Carnaval ou dia rotineiro, vale sempre lembrar: beba com moderação, hidrate-se e procure ter boas horas de sono. Só não precisa moderar na alegria e na vitalidade, já que elas podem ser sempre renovadas, se a saúde de suas mitocôndrias estiver em dia. Para isso, conte com as gotinhas poderosas de um bom Soro Detox!
Awake. Life is inside.