× Vídeos Podcasts Textos Assuntos

Mesoterapia: sua pele e seus cabelos repletos de vitalidade

Mesoterapia: sua pele e seus cabelos repletos de vitalidade
  • Ciência

Você saberia dizer quantas vezes já tomou um comprimido?


Se fizer parte do grupo (cada vez maior) de pessoas que possuem uma doença crônica não transmissível (DCNT), é provável que, diariamente, tome vários deles. Ingerir medicamentos, sejam preparados de ervas de tradições milenares, sejam as mais avançadas cápsulas desenvolvidas pela medicina atual, costuma ser a maneira mais usada por todos nós para tratar desequilíbrios em nossa saúde.


Agora, lembre-se das vezes em que você passou algum tipo de loção ou creme em sua pele. Impossível contar quantas foram, não é? Sobretudo se você for do sexo feminino, é provável que use cosméticos para hidratação, proteção solar, limpeza e outros cuidados diários com a camada externa de seu corpo - mais exposta ao ambiente (e aos olhares alheios) -, para que ela fique saudável durante toda a sua vida. Sim, quando falamos de estética, os produtos de uso tópico são predominantes no trato cotidiano.  


É claro que podemos dizer que há remédios para passar na pele, caso bem comum quando temos uma doença a ser tratada por um dermatologista. Também podemos dizer que há comprimidos e cápsulas que ingerimos para ter uma aparência mais bonita e jovial - os nutracêuticos estão ganhando cada vez mais espaço para provar que isso é verdade. 


Não há dúvidas, nosso interior e nosso exterior se relacionam intimamente: saúde e estética caminham juntas.


Mas o ponto que queremos chegar aqui é que existem muitas formas de tratar de você, fornecendo substâncias benéficas ao seu organismo, que não ocorrem através da ingestão de medicamentos ou do uso de produtos sobre a pele. 


Além dessas duas maneiras tão familiares, há outras que são muito poderosas - seja para cuidar do seu interior, seja para cuidar de seu exterior. Uma delas, de alta versatilidade, atende pelo nome de Mesoterapia.


O encontro da camada certa


Foi há mais de 50 anos, em 1958, que um médico francês, o Doutor Michel Pistor, criou uma técnica para levar substâncias com propriedades medicinais a regiões situadas um pouco abaixo da superfície da pele. Por envolver um local intermediário, ele resolveu batizar a descoberta de Mesoterapia - já que, em grego, o termo mésos significa meio ou médio e o termo therapeia significa tratar.


A princípio, ele usou a procaína, um analgésico sobre o qual já falamos aqui no Life is Inside, para tratar seus pacientes com o novo procedimento, relatando quadros de melhora de sintomas em problemas variados. Mas seguiu com suas pesquisas pelas décadas posteriores, e, em 1967, fundou a Sociedade Francesa de Mesoterapia, além de publicar, no ano seguinte, a dissertação Mesoterapia, técnica versátil, junto à Academia Nacional de Medicina do país. 


Porém, como ocorre com muitas das inovações no setor acadêmico, foi somente em 1987 que a entidade considerou o tratamento como parte integrante da medicina clássica, o que permitiu a criação de cursos universitários em cidades francesas e a disseminação de seu uso em outros países do mundo. Desde então, ela vem sendo experimentada em diferentes situações de adoecimento humano. 


Como já fizemos questão de enfatizar, os cuidados com nossas condições internas e nossas condições externas estão umbilicalmente ligados e, com a nova técnica, isso ficou mais uma vez evidenciado. É que, em muitos momentos, ela foi - e ainda é - usada para tratar pacientes com síndrome de dor musculoesquelética, como lombalgia ou cervicalgia, permitindo a redução do uso constante de medicamentos por via oral, como antiinflamatórios.


Pesquisas já indicaram que ela é segura e eficaz no restabelecimento de pacientes com osteoartrite, como a que ataca o joelho e de outras doenças semelhantes. Isso se deve ao fato de que ela aumenta a concentração dos medicamentos nas regiões subjacentes à região da aplicação, como a pele, os tendões e os músculos (que são considerados os alvos diretos do tratamento), se compararmos com os níveis de concentração proporcionados pela aplicação de injeções intramusculares, tratamento também bastante utilizado. 


Como já deu para perceber, é justamente por agir em um local diferente dos locais de ação de substâncias que são ingeridas ou injetadas em camadas mais internas do corpo, como os músculos ou a corrente sanguínea, que a Mesoterapia se difere das terapias mais conhecidas. 


Ao atingir uma região intermediária da pele, pouquíssimo abaixo da superfície, ela cria, no local, um reservatório de medicamentos, a serem consumidos gradualmente, reduzindo efeitos colaterais bruscos e ampliando a duração dos resultados. 


Das dores aos prazeres


Se atletas, idosos e portadores de doenças crônicas encontraram na Mesoterapia um caminho para aliviar suas dores, o leque de pessoas beneficiadas por ela se estendeu. Da utilização em casos de distúrbios internos do organismo, que afetam sistemas como o motor, o nervoso e o vascular, a técnica passou a ser usada, também, para tratar problemas que são visíveis externamente, como rugas, melasmas e queda de cabelo. 


Foi assim que, nos últimos anos, o termo deixou de circular somente em âmbito hospitalar e entrou em um ambiente bem menos árido: o das clínicas de dermatologia estética. Realmente, o procedimento de aplicar um conjunto de substâncias com propriedades terapêuticas, durante curtas sessões feitas em consultórios de dermatologistas, tornou-se popular e ganhou as páginas de revistas de beleza e de estilo de vida. 


Sabemos que nossa sociedade exige uma aparência bem cuidada e jovial. As buscas por corpos bem delineados, rostos com pele firme e cabelos sedosos e brilhantes movem uma indústria multibilionária, financiando pesquisas no mundo inteiro e alimentando um amplo conjunto de veículos de mídia. As redes sociais que o digam, não é?


Exageros à parte, é natural que você deseje harmonizar esteticamente sua constituição física, já que, muitas vezes, essa harmonização gera melhores condições de saúde fisiológica e psicoemocional, como é o caso da redução de gordura e do ganho de massa muscular. 


Além disso, também sabemos que um cabelo seco e quebradiço ou uma pele prematuramente envelhecida podem indicar deficiências nutricionais ou altos níveis de estresse ou de inflamação e é por isso que cuidar deles não é algo fútil.


É nesse sentido que a Mesoterapia pode trazer benefícios para seu exterior e seu interior, de modo a abrir espaço para que tenha mais prazer em se sentir em seu corpo e se olhar no espelho. Como bem definiu o Dr. Pistor, ela é realmente muito versátil e seus efeitos positivos para a pele e os cabelos podem fazer a diferença em seu bem-estar. 


Cuidar por inteiro


Se você quer saber como essa técnica tão cheia de possibilidades pode contribuir com a conquista de uma aparência saudável, vamos começar pelo topo de seu corpo. Um dos problemas que angustiam homens e mulheres é a calvície - ou, em termos acadêmicos, a Alopecia Androgenética. 


Como o nome já indica, trata-se de uma tendência hereditária, que gera uma resposta anormal por parte dos folículos pilosos do couro cabeludo em relação a alguns hormônios, fazendo com que os fios de cabelo se tornem mais finos e ralos e algumas áreas da cabeça se tornem descobertas. 


No caso das mulheres, a parte mais afetada é a frente do couro cabeludo. Já no caso masculino, normalmente há o aparecimento de entradas laterais e, com o tempo, o problema atinge o topo da cabeça e até a parte posterior. 


Em ambos os casos, a Mesoterapia já se mostrou eficaz. Um estudo pioneiro mostrou que 92,9% dos pacientes homens tratados tiveram melhoras na densidade capilar. Outra pesquisa, agora envolvendo mulheres, concluiu que “a mesoterapia com preparação contendo dutasterida foi uma modalidade de tratamento eficaz, tolerável e minimamente invasiva (...), com melhor resposta por menor duração da doença.”


Passando dos cabelos para a pele, o tratamento com a técnica é indicado para quem sofre com uma cútis envelhecida, melasmas, cicatrizes fibrosas, flacidez, estrias e gordura localizada. Também é possível usar o procedimento para tratar os problemas acima de forma combinada, já que ele estimula a produção de fibroblastos, aumenta a produção de colágeno e ácido hialurônico e ajuda a reconstruir o ambiente fisiológico equilibrado das células, o que proporciona uma pele mais lisa, firme e uniforme. 


Para isso, é utilizado um conjunto de substâncias farmacológicas diluídas - personalizado de acordo com cada paciente -, que pode incluir enzimas, hormônios, oligoelementos, vitaminas, minerais e medicamentos. Através da aplicação da composição adequada, ocorre o estímulo do sistema veno-linfático, ativando a regeneração natural da região, além de favorecer a drenagem local e a eliminação de toxinas.


No caso do tratamento de manchas, cicatrizes, rugas e outros sinais de pele envelhecida, costumam ser utilizadas vitaminas, como A, C e E, para estimular o tecido a produzir novas células. O número de aplicações varia conforme a situação de cada pessoa, os intervalos podem ser de cerca de 2 a 3 semanas e os resultados tendem a se manter, já que é o próprio corpo que se regenera. É assim que você pode conquistar, naturalmente, um efeito glow em sua pele. 


Desde que você escolha profissionais capacitados e siga todas as orientações adequadamente, o tratamento com a Mesoterapia pode promover uma regeneração gradual e duradoura dos locais tratados. Ela proporcionará maior luminosidade, frescor e radiância ao seu rosto, levará vitalidade, firmeza e uniformidade ao seu corpo e restaurará seu equilíbrio capilar. 


Do seu interior às camadas intermediárias e, delas, às camadas externas de sua estrutura, chegando até os fios de seus cabelos, é hora de cuidar da sua saúde integralmente e permitir que você se sinta em completa harmonia com o fluxo vital do universo, sempre em constante transformação. 


Awake. Life is inside.