- Ciência
Nosso organismo é constituído por uma estrutura complexa em que cada elemento está conectado com os demais. É a interação equilibrada entre todos que nos proporciona uma vida saudável e plena.
Um dos mecanismos que garante essa interação harmoniosa é o sistema circulatório. É ele que leva os nutrientes para todo o corpo e garante a nutrição, a oxigenação e a eliminação de toxinas.
No entanto, muitas pessoas não sabem que esta rede de transporte se estende ao nível celular. É o que chamamos de microcirculação.
Por vários fatores, aos quais nos expomos ao longo da vida, nosso sistema microcirculatório pode não estar realizando adequadamente a função de fornecer e remover o que é necessário às nossas células e isso pode desencadear problemas de saúde, tais como dores crônicas, diabetes, estresse, fadiga, fibromialgia, trombose, reumatismo, insônia, e outras patologias e formas de desequilíbrio físicas e psíquicas.
Estimular a microcirculação do nosso organismo é uma forma de garantir mais harmonia e uma vida saudável. E é exatamente com o propósito de promover essa estimulação que pesquisadores da área da saúde vêm desenvolvendo algumas tecnologias terapêuticas inovadoras. Entre elas, está a Terapia Vascular.
A Terapia Vascular promove uma maior eficiência na oxigenação e na nutrição das células e a eliminação de toxinas através de pulsos eletromagnéticos de baixa frequência (PEMFs). O uso de imãs - ou energia eletromagnética estática - em tratamentos medicinais não é novidade: palmilhas terapêuticas são um exemplo. A diferença está na alta tecnologia e no controle dos pulsos eletromagnéticos possibilitado pela BEMER.
A tecnologia também favorece a comunicação entre as células neuronais, responsáveis pelo envio e o recebimento das mensagens que orientam o funcionamento do nosso organismo. Pacientes que sofrem de Esclerose Múltipla, por exemplo, obtiveram melhora significativa de seus sintomas e conquistaram melhor qualidade de vida.
Além desses casos, a medicina moderna já comprovou benefícios terapêuticos da utilização de campos magnéticos pulsantes para a prevenção e a atenuação dos sintomas de outras doenças.
Uma pesquisa conduzida pela Dra Gabriela Tanikawa, da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo, demonstrou benefícios no tratamento de pessoas que sofrem de dores crônicas no ombro, na cervical, na lombar e nos joelhos, concluindo que "a Terapia Vascular pode ser utilizada como um método de tratamento de efeito rápido no alívio de dores crônicas músculo esqueléticas em adultos jovens".
Um outro estudo científico, coordenado pela Dra Blanka Říhová, da Academia de Ciências da República Tcheca, concluiu que a Terapia Vascular combinada com quimioterapia "possui um efeito anti tumoral significativo" podendo ser bastante útil na desaceleração de tumores avançados em experimentos animais. Essa nova descoberta poderá reduzir a aplicação de terapias mais agressivas, como a quimioterapia, e seus efeitos colaterais.
A Terapia Vascular tem se mostrado realmente importante como coadjuvante desses e de outros tratamentos de diversas doenças por meio da ativação da microcirculação. Mas a melhor notícia é que a terapia pode ser utilizada por todos que desejam ter mais vitalidade e bem-estar.
A prevenção continua sendo a melhor forma de estar saudável e buscar a sua melhor versão.