- Ciência
O mundo está, literalmente, mais pesado. Quase 40% da população mundial está acima do peso e em torno de 1 bilhão de pessoas já podem ser consideradas obesas.
Os gastos com o impacto dessas toneladas extras em nossa sociedade beiram inacreditáveis 2 trilhões de dólares ao ano. Quando falamos em obesidade, não é só nossos corpos que estão cada vez mais volumosos: todos os índices socioeconômicos atingem dimensões gigantescas.
Não é à toa que o tema é recorrente tanto nos laboratórios mais sofisticados das instituições científicas quanto nas conversas nos barzinhos de esquina. Realmente, não dá para ignorá-lo e sabemos que os motivos para a disparada das balanças nos quatro cantos do globo são tão conhecidos como complexos.
Oferta de alimentos altamente calóricos; redução de atividades físicas; uso de remédios que têm o ganho de peso como efeito colateral; contato com substâncias que desregulam o sistema endócrino (como bisfenol A e agrotóxicos); conduta inadequada durante os primeiros anos de vida dos bebês e aumento do estresse e da ansiedade são alguns dos fatores já detectados pelos pesquisadores do setor.
E o que podemos dizer quanto às soluções? Será que há mesmo um caminho que resolva de vez o eterno efeito sanfona - aquele em que você emagrece por um período e depois engorda tanto ou mais depois dele?
Perder ou eliminar peso
Há um ditado que diz que, ao perder algo, você poderá encontrá-lo de novo, mas, ao eliminar algo, se livrará de vez da presença dele.
É uma frase muito usada quando falamos de emagrecimento. Nós até conseguimos perder a gordura extra, ao seguir alguma dieta da moda e bater ponto na academia. Entretanto, é só sairmos um pouquinho da rotina rígida e (bingo!) a achamos novamente.
Milhares de pessoas acreditam nas soluções mágicas que o mundo da publicidade oferece para a conquista de um corpo esbelto - o que só agrava o problema e gera péssimas consequências à saúde. Mas a ciência é clara: assim como a obesidade é algo complexo e multifatorial, o emagrecimento saudável e definitivo também é; sua conquista requer um olhar 360°, que considere todas as esferas de sua vida.
Emagrecimento é, sim, questão de saúde, e um tratamento eficiente e seguro necessita de uma análise consistente sobre suas condições físicas, emocionais, mentais e energéticas, detectando as raízes do ganho de peso para encontrar o caminho de reversão do processo.
Nele, há um fator biológico que não pode ser esquecido: a genética. Seu DNA contém uma combinação de genes que é só sua. E é a partir dela - por meio de testes laboratoriais -, que é possível perceber tendências do seu organismo em relação ao peso corporal, e criar um mapa para que todos os aspectos detectados sejam trabalhados conjuntamente.
É possível, entre outras coisas, descobrir como seu corpo responde aos diferentes tipos de alimentos e às várias modalidades de exercícios e criar estratégias personalizadas que otimizam a queima de gordura, reduzem a inflamação e promovem as condições para que o seu metabolismo fique saudável.
Integração total dos sistemas
Com seu mapa genético em mãos, o próximo passo é ter um time profissional que interprete os resultados corretamente e dê as diretrizes essenciais para que você obtenha os resultados almejados. Médicos e nutricionistas possuem conhecimentos complementares e, ao trabalharem juntos, podem abordar todos os pontos necessários para um tratamento eficaz.
E essa união fica ainda mais potente se ocorrer entre um médico integrativo e um nutricionista funcional, já que ambos sabem que não somos apenas um conjunto de células e órgãos: temos nossas emoções, nossos estados mentais, nossas histórias de vida, nossa dimensão energética. É por isso que é necessário uma integração total desses sistemas para um plano de emagrecimento completo.
Em outras palavras, é necessário um verdadeiro ecossistema terapêutico para combater os fatores que geram o excesso de peso e promover a conquista de condições pessoais saudáveis. E é aqui que entram outros profissionais em cena: especialistas em diferentes terapias que envolvem corpo e mente contribuirão para que nenhum fator importante deixe de ser cuidado.
Do ponto de vista psicoemocional, a ciência mostra que equilibrá-lo impacta diretamente nos hábitos alimentares e na perda de peso. Para favorecê-lo, existem tratamentos como Terapia Vibracional, Sound Healing e Constelação Familiar Sistêmica: todos são cuidados integrativos com influência positiva no gerenciamento do estresse, da ansiedade e dos padrões emocionais associados à alimentação.
Já para dar aquela turbinada em seu metabolismo, você pode contar com terapias corporais como a Crioterapia, a Soroterapia e os Emptiers. A primeira utiliza o poder terapêutico do frio para ativar a gordura marrom, uma forma especializada de gordura que tem uma característica única: gerar calor em vez de armazenar energia, o que promove a queima de calorias.
Já a Soroterapia atua por meio da administração intravenosa de nutrientes, um método mais rápido e eficaz do que os suplementos convencionais para estimular a queima de gordura e o funcionamento celular. Seus efeitos podem ser potencializados com a Terapia Vascular, que favorece a microcirculação e contribui para o processo de emagrecimento.
E os Emptiers ou esvaziadores de gordura vão ajudar a mandar embora de vez aqueles pneuzinhos e dobrinhas resistentes. São soluções líquidas, injetadas diretamente nas áreas que você deseja tratar, como abdômen, culote e parte interna das coxas e braços. Elas quebram as células de gordura e ela é eliminada naturalmente.
Todas essas ferramentas podem ser combinadas em um plano personalizado de tratamento para que você elimine os quilos a mais e não dê oportunidade para a gordura fazer um contra-ataque - como costuma acontecer quando adotamos apenas um tratamento incompleto e paliativo.
E, se você pensa que é necessário se privar do prazer de comer, se enganou feio. A alimentação saudável pode ser muito saborosa. Se quiser descobrir esse mundo de delícias que só fazem bem, dê uma passada no Café Awake e conheça o cardápio que o chef Renato Caleffi elaborou junto com nossa equipe de nutrição. Ou experimente o Protocolo Low Carb da Awake, composto por refeições completas prontas para consumir - que você recebe na sua casa se faltar tempo em sua rotina para comprar alimentos frescos e cozinhar.
A vida pode, sim, ser mais leve, mais saudável, mais gostosa. Um tratamento de verdade para emagrecer não precisa e não deve ser pesado. Afinal, se queremos justamente nos livrar de vez do peso extra do nosso corpo, não faria sentido nos oprimir mental e emocionalmente com processos carregados de sofrimentos e privações.
Ao se libertar da gordura, liberte-se também do que está pesando em suas esferas psíquicas e energéticas. Você vai descobrir que pode alçar vôos muito mais altos do que imagina.
Awake. Life is inside.