- Longevidade
Costumamos sentir que, em certas datas do calendário, ganhamos uma nova chance de transformar nossas vidas. É assim com nosso aniversário, com a virada do mês e até com a chegada da segunda-feira, famosa por ser eternamente considerada o dia de começar uma dieta. São momentos que representam o encerramento de um ciclo e o começo de outro, definidos segundo a cultura em que vivemos.
A virada do ano entra nessa onda. Para nossa cultura, ela representa um novo ciclo solar, ou seja, nosso planetinha azul vai dar mais uma volta em torno do astro-rei e passaremos novamente pelas quatro estações, sentindo seus efeitos no corpo, na mente e nas emoções. Além disso, também iniciamos novamente a agenda anual de compromissos e celebrações, sejam na esfera profissional ou social.
Portanto, não é à toa que você costuma sentir um impulso neste período do ano para fazer um balanço do que passou e planejar o que virá. Tudo conspira para que você tenha mais disposição em promover os ajustes que deseja em sua vida, tornando-a mais saudável e produtiva. É o que é conhecido na psicologia como Fresh Start Effect ou, em português, Efeito de Recomeço.
Se pesquisas do mundo todo já comprovaram que um marco tão importante, como a virada do ano, tem um grande poder de mobilizar as pessoas para iniciarem novos hábitos, elas também já revelaram qual é a principal esfera que está no alvo das mudanças: a saúde.
Quase 80% das famosas resoluções de ano novo estão relacionadas com algum aspecto da saúde física, mental, emocional ou energética. E as demais, mesmo que não tenham relação direta, também acabam dependendo de condições saudáveis para que possam virar realidade, já que não é possível turbinar a produtividade no trabalho ou viajar para aquele lugar paradisíaco, se você não estiver bem.
Mas, afinal, o que é estar bem? Talvez essa seja a primeira pergunta que você deva se fazer ao planejar suas metas de saúde.
Ninguém é igual a você
Nestes tempos, nada mais comum do que vermos pipocar nas redes sociais as tais dicas de alimentação, de exercícios, de terapias e de tudo o que, supostamente, traz benefícios ao organismo. Seja a dieta da vez, seja o cosmético revolucionário, o que não falta são métodos e produtos sendo anunciados aos quatro ventos. Sem contar, ainda, que o colega do escritório, um parente ou o vizinho também podem ter muito o que recomendar.
Mas, sobretudo quando se trata de saúde, é preciso entender que, mesmo se algo for benéfico para alguém conhecido, isso não significa que será para você. O motivo é simples: você tem uma constituição física única, uma história de vida só sua e um repertório psicoemocional absolutamente próprio.
Além disso, as mudanças verdadeiras e positivas são as que envolvem uma abordagem holística do que é ser saudável e sentir bem-estar, não as que se restringem a um determinado aspecto do dia a dia.
Então, se quiser mesmo conquistar mais potência vital neste novo ano, um passo fundamental é conhecer seu estado atual. Sim, olhar para si mesmo, com toda a atenção e o amor que você merece. Localizar suas dores, seus desafios, suas potencialidades… é o que vai permitir que possa compor um mapa que mostre em que ponto você está e em que ponto deseja chegar. É através dele que poderá construir um caminho - o seu caminho.
Você pode se perguntar por onde deve começar. Uma ideia é por um check-up. É hora de aproveitar que a rotina fica um pouco mais calma e realizar aquele conjunto de exames que traduz o que seu organismo vivenciou nos últimos tempos. Afinal, a falta de consciência sobre os problemas de saúde que afetam os diferentes sistemas corporais é um dos motivos que leva à ocorrência de crises graves, como um ataque cardíaco ou um AVC.
Na realidade, quando se desperta para a existência de uma patologia, costuma ser devido à gravidade que ela atingiu, o que dificulta muito o tratamento, traz sofrimentos que poderiam ter sido evitados e impacta consideravelmente a rotina, deixando a realização dos sonhos mais distante.
É possível romper esse processo desgastante e, a partir das informações reveladas por exames clínicos, compreender sua própria situação de saúde e tomar as rédeas de como ela vai evoluir.
Para isso, é necessário contar com uma equipe profissional que interprete os dados e revele o que eles significam, de modo personalizado. E, caso você deseje mergulhar ainda mais fundo nessa personalização, a tecnologia dá uma força. Testes genéticos de alta geração revelam tendências físicas e comportamentais, como a de acumular gordura abdominal ou a de sentir aquela vontade irresistível de beliscar o dia inteiro.
De posse dessas informações, é possível encontrar os métodos ideais para equilibrar o que está desregulado.
Corpo com energia
Já que mencionamos a existência de tendências genéticas e demos como exemplo as que estão relacionadas ao ganho de peso, vale abrir espaço para enfatizar que o excesso de gordura no corpo está longe de ser um problema apenas estético. É preciso encarar a tal barriguinha de frente, caso espere ter uma condição saudável de vida, já que ela está diretamente ligada ao aumento de problemas cardiovasculares, metabólicos e hormonais.
A epidemia de obesidade é uma das grandes responsáveis pela disparada das DCNTs, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão, diabetes e até câncer. Estudos científicos recentes já revelaram que pessoas com excesso de peso, mesmo quando são fisicamente ativas, têm chances muito maiores de desenvolver essas doenças do que pessoas que não se exercitam regularmente, mas que têm um peso adequado.
Então, se livrar dos quilos extras não se trata apenas de gostar ou não de sua imagem no espelho e, sim, de ter ou não saúde. Conquistar uma constituição corporal mais próxima da que nossos antepassados tinham antes da explosão de comidas ultraprocessadas - repletas de sal, açúcar, gordura e aditivos que viciam nosso cérebro -, faz muita diferença em nossa qualidade de vida.
É por isso que, para quem está sempre brigando com a balança, vale encarar o processo de despedida dos quilos a mais como uma prioridade. Felizmente, já é possível contar com um verdadeiro ecossistema de emagrecimento, que atua conjuntamente nos níveis físico, mental e emocional, criando condições para que a perda de peso ocorra de forma saudável e sustentável - pois o efeito sanfona também é extremamente prejudicial ao organismo.
Ótimo momento para olhar sua alimentação como um todo (para além de uma possível redução calórica), já que, para o bem ou para o mal, ela é indissociável da sua situação de saúde.
Ter uma orientação nutricional que considere você integralmente, levando em conta seu biotipo, seu estilo de vida e até suas preferências, é a chave para que você possa se alimentar com prazer e ter a energia necessária para suas atividades, sobretudo para a prática de exercícios, sejam os treinos na academia, sejam as caminhadas na natureza ou aquele tipo de esporte ou dança que sempre teve vontade de aprender.
Ter vitalidade para se manter fisicamente ativo é fundamental para seguir firme frente ao passar de tantos anos novos e para envelhecer de modo saudável!
Mente em harmonia
Sabemos que corpo, mente e energia estão completamente interligados. Assim como é preciso cuidar da sua saúde física, não dá para deixar de lado sua saúde psicoemocional. Ter um organismo fisicamente equilibrado é um grande estímulo para ter uma mente em harmonia, já que as substâncias que geram as sensações de bem-estar dependem de condições biológicas para serem produzidas.
Sentir vontade de viver, ter serenidade para tomar decisões, reconhecer o momento em que se está saciado: tudo isso depende da liberação de certos compostos, como serotonina e dopamina, em nosso organismo, o que pode ser otimizado com terapias milenares, como a meditação.
Por outro lado, ser emocionalmente saudável contribui para que você tenha condições para cuidar melhor do seu corpo, permitindo que ele conquiste equilíbrio fisiológico na produção e liberação dessas substâncias, em um ciclo virtuoso que só faz bem.
Nessa regulação bioquímica, há um elemento essencial: o sono. É que nosso DNA contém a programação do ritmo da vida. Quase metade dos genes que fazem o processo de codificação de proteínas segue um ciclo de 24 horas, o que significa que eles estão em conexão profunda com o ciclo da alternância entre o dia e a noite.
De fato, a variação da luz é vital para que seu organismo produza as substâncias necessárias ao seu funcionamento. Sem a exposição ao sol, certas vitaminas e minerais não são produzidos ou assimilados pelo corpo. E, sem a presença da escuridão ao dormir, também há dificuldade em produzir e regular hormônios fundamentais que não são produzidos durante a vigília.
Se você quer ter saúde, precisa ajustar o seu relógio biológico com o da natureza. Luz e atividades mais vigorosas durante o dia. Escuridão e atividades mais relaxantes durante a noite. É assim que vai ter disposição física, clareza mental e harmonia emocional para realizar o que você realmente deseja realizar, celebrando a maravilha que é ter mais um ano inteirinho para conquistar (e manter!) a sua melhor versão.
É momento de dar um basta nas eternas desculpas e se concentrar no que realmente importa: cuidar integralmente de você. Como diz o poema de Carlos Drummond de Andrade:
“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.
Hora de acordá-lo, não é?
Awake. Life is inside.