× Vídeos Podcasts Textos Assuntos

Os anos que os ultraprocessados tiram de você

Os anos que os ultraprocessados tiram de você
  • Longevidade

Ingerir alimentos processados é o mesmo que acelerar o envelhecimento das células. Estou falando daqueles produtos típicos de supermercado, embalados em saquinhos, caixinhas ou pacotes. O processamento e a infinidade de aditivos químicos - como corantes, conservantes, açúcares, isolados de proteína, maltodextrina e intensificadores de sabor tornam esses produtos diametralmente opostos aos alimentos naturais.  

Esse padrão alimentar é o principal fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, problemas de coração, diabetes e câncer,  entre outros. E é importante destacar: processados diets ou lights possuem uma quantidade maior de aditivos químicos, mesmo que a concentração de  calorias seja mais baixa. Por outro lado, uma alimentação composta por frutas, verduras e legumes promove uma variedade de antioxidantes, que são capazes de proteger o organismo contra os danos causados pelos produtos processados.  

Mas por que comer produtos ultraprocessados aumenta as doenças? 

Quando existem muitos aditivos químicos na alimentação, as células do nosso organismo ficam sobrecarregadas. Instala-se um processo conhecido como estresse oxidativo e peroxidação lipídica e um aumento de radicais livres e de marcadores inflamatórios. Esses fatores diminuem a capacidade regenerativa das células e todos os tecidos do organismo envelhecem mais rapidamente. Esse processo de envelhecimento induzido pelo aumento do estresse oxidativo e da inflamação ganhou uma nomenclatura científica: Inflammaging.  

Doenças associadas ao envelhecimento não são novidade. Em determinado momento do nosso ciclo de vida, o corpo, naturalmente, fica mais suscetível ao desenvolvimento de complicações. Contudo, doenças crônicas não transmissíveis têm chegado cada vez mais cedo. Adultos entre 40 e 50 anos apresentam patologias que antes eram comuns em idosos com 70 anos ou mais.

Do que essas pessoas têm se alimentado em sua vida? Voltando algumas décadas no tempo, esses adultos foram crianças pertencentes à popularização dos alimentos ultraprocessados na rotina alimentar. Coincidência? Parece um mantra, mas o segredo da longevidade reside mesmo em um  ciclo de vida com alimentação variada, mais natural e minimamente processada.

Por Natalia Marques - Nutricionista da Awake, coordenadora científica dos cursos de pós graduação em Nutrição, mestre em ciências da saúde e doutora em medicina transacional pela Unifesp.